sexta-feira, 26 de março de 2010

Os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro encontram-se no Mosteiro de Alcobaça, em Portugal e são obras-primas do estilo gótico construídas em calcário, entre 1358 e 1367. A autoria dos túmulos é desconhecida, apesar das duas teorias existentes: a de artistas estrangeiros (nomeadamente franceses) que seriam responsáveis pela sua construção ou a de que esta teria resultado da evolução da escultura tumular portuguesa.

Ambas as figuras, com expressões tranquilas, estão a ser coroadas e rodeadas por seis anjos que lhes arranjam as roupas e que lhes levantam a cabeça como se estivessem a fazer os preparativos para irem para o paraíso.
As faces dos sarcófagos estão decoradas com os brasões das respectivas famílias e em termos escultóricos, o túmulo de D. Pedro I é considerado a melhor obra, chegando os altos-relevos a atingir 15 cm de profundidade, enquanto no túmulo de D. Inês atingem os 10 cm.
Os temas representados no túmulo de D. Inês são, nas partes frontais, a Infância de Cristo e a Paixão de Cristo e, nas faciais, o Calvário e o Juízo Final. No túmulo de D. Pedro estão a Infância de S. Bartolomeu e o Martírio de S. Bartolomeu nas frontais e, nas faciais, a Roda da Vida, a Roda da Fortuna e ainda a Boa Morte de D. Pedro.

Localização
Os túmulos situavam-se, primeiramente, lado a lado (estando o de D. Inês do lado direito de D. Pedro, o que deveria acontecer entre marido e mulher) no transepto sul da Igreja do Mosteiro de Alcobaça, passando para a Sala dos Túmulos. No século XX voltaram a ser colocados no transepto da Igreja, onde se encontram, actualmente, frente a frente, estando o túmulo de D. Inês no braço norte do transepto e o túmulo de D. Pedro I no braço sul, de tal modo que, caso ressuscitem, se levantem e se vejam um ao outro.

Simbologia
No túmulo de D.Pedro está a Roda da Vida e a Roda da Fortuna. A Roda da Vida possui 12 imagens esculpidas com os momentos da vida amorosa e trágica de D. Pedro e de D. Inês.
Podemos ver o significado destas imagens no texto seguinte:
1º Fig.- D. Inês acaricia um dos seus filhos com D. Pedro;
2º Fig.- O casal convive com os seus três filhos;
3º Fig.- Inês e D. Pedro jogam xadrez;
4º Fig.- Os dois amantes mostram-se em terno convívio;
5º Fig.- D. Inês é representada por uma figura prostrada no chão;
6º Fig.- D. Pedro está sentado num grande trono;
7º Fig.- Os assassinos enviados pelo rei D. Afonso IV apanham de surpresa D. Inês;
8º Fig.- Inês desmascara um dos assassinos;
9º Fig.- D. Inês é degolada;
10º Fig.- D. Inês jaz no chão;
11º Fig.- O Castigo dos assassinos de Inês;
12º Fig.-Pedro I está envolto numa mortalha;

Sem comentários:

Enviar um comentário